Parabéns por o seu trabalho, gostaria fazer um comento sobre a IMPORTÂNCIA DA FOTOGRAFIA NA PUBLICIDADE.
A Fotografia, importante instrumento de trabalho da área de comunicação tornou-se hoje, objeto essencial de Agências, Estúdios, etc.
Em tão pouco tempo de exposição na mídia, as propagandas atuais são capazes de divertir ou mesmo de chocar apenas com um simples olhar.
E a propaganda só consegue causar este grande impacto porque se utiliza de grandes e importantes ferramentas como a Fotografia.
A Fotografia cria uma emoção, um pensamento, podemos afirmar que na maioria dos casos a Fotografia ganha a atenção do publico ajudando a leitura do mensagem.
A maioria dos Diretores de Arte, Criativos, etc. usam os bancos de dados Fotográficas para compor o layout da apresentar ao cliente.
Resumindo, depois ter lido as considerações sobre a situação da Fotografia na publicidade a sensação que temos è de uma plena colaboração entre Cliente, Agencia e Fotografo (profissional do setor publicitário).
Infelizmente esta não è a realidade.
Não tem explicação o comportamento das Agencia de Publicidade que censuram sistematicamente o nome do autor das Fotografias usadas nas peças publicitarias.
Nas apresentações das peças Publicitarias (Outdoor, catálogos, anúncios nas revistas, etc.) são mencionados apenas: Agencia, Cliente, Mídia, Redação e Direção de Arte.
Onde se encontra o Autor da Fotografia?
Atitude em contrasto com a legislação sobre direitos autorais, LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.
"Juízes da 1a. Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, reformou sentença de primeiro grau para reconhecer que a fotografia, mesmo quando utilizada para publicidade, tem, obrigatoriamente, que vincular o nome do autor dà foto. A ação, que transcorreu em menos de um ano, também determinou indenização ao autor por dano moral. (Apelação Cível No. 470578-4/5)"
Falta de conhecimento das regras do mercado por parte das Agencias, medo que a categoria dos Autores das Fotografias sejam reconhecidos por parte dos clientes como profissionais indispensáveis na produção das peças publicitarias o falta de conhecimento da importância cultural que a Fotografia vem adquirindo na sociedade contemporânea?
1 Comments:
Parabéns por o seu trabalho, gostaria fazer um comento sobre a IMPORTÂNCIA DA FOTOGRAFIA NA PUBLICIDADE.
A Fotografia, importante instrumento de trabalho da área de comunicação tornou-se hoje, objeto essencial de Agências, Estúdios, etc.
Em tão pouco tempo de exposição na mídia, as propagandas atuais são capazes de divertir ou mesmo de chocar apenas com um simples olhar.
E a propaganda só consegue causar este grande impacto porque se utiliza de grandes e importantes ferramentas como a Fotografia.
A Fotografia cria uma emoção, um pensamento, podemos afirmar que na maioria dos casos a Fotografia ganha a atenção do publico ajudando a leitura do mensagem.
A maioria dos Diretores de Arte, Criativos, etc. usam os bancos de dados Fotográficas para compor o layout da apresentar ao cliente.
Resumindo, depois ter lido as considerações sobre a situação da Fotografia na publicidade a sensação que temos è de uma plena colaboração entre Cliente, Agencia e Fotografo (profissional do setor publicitário).
Infelizmente esta não è a realidade.
Não tem explicação o comportamento das Agencia de Publicidade que censuram sistematicamente o nome do autor das Fotografias usadas nas peças publicitarias.
Nas apresentações das peças Publicitarias (Outdoor, catálogos, anúncios nas revistas, etc.) são mencionados apenas: Agencia, Cliente, Mídia, Redação e Direção de Arte.
Onde se encontra o Autor da Fotografia?
Atitude em contrasto com a legislação sobre direitos autorais, LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.
"Juízes da 1a. Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, reformou sentença de primeiro grau para reconhecer que a fotografia, mesmo quando utilizada para publicidade, tem, obrigatoriamente, que vincular o nome do autor dà foto. A ação, que transcorreu em menos de um ano, também determinou indenização ao autor por dano moral. (Apelação Cível No. 470578-4/5)"
Falta de conhecimento das regras do mercado por parte das Agencias, medo que a categoria dos Autores das Fotografias sejam reconhecidos por parte dos clientes como profissionais indispensáveis na produção das peças publicitarias o falta de conhecimento da importância cultural que a Fotografia vem adquirindo na sociedade contemporânea?
Sds, Diego Pasi (autor da foto Outdoor Leme)
WWW.POSEPRODUCAO.WORDPRESS.COM
Post a Comment
<< Home